Sobre a Rua 24 Horas.
História:
A rua 24 horas foi inaugurada em 11 de Setembro de 1991, pelo prefeito Jaime Lerner. Foi a primeira rua a fornecer serviços 24 horas por dia no país. Na época de sua inauguração as lojas, bares e restaurantes funcionavam dia e noite sem parar.
Em 2007 o horário de funcionamento das lojas ia apenas até as 23 horas, apesar de ser um horário de funcionamento mais extenso do que o normal, já não tinha mais sua característica de funcionar 24 horas por dia. Ainda em 2007, a prefeitura decidiu que o ambiente estava deteriorado e precisava de reformas, então começou o processo de reformar a galeria.
Em 2008 a prefeitura lançou licitações para empresas interessadas em administrar a Rua. Mas foi apenas em 2010 que a empresa a M. Camargo Corretora de Imóveis Ltda teve o consorcio autorizado para administrar a Rua 24 Horas comercialmente, sobre a supervisão da URBS (Urbanização de Curitiba).
Em Junho de 2010 começaram as obras de revitalização, que foram concluídas em 2011, quando a rua voltou a funcionar. Mesmo depois da reforma, seus elementos arquitetônicos diferenciados (marca registrada da Rua) foram mantidos.
Arquitetura:
Fundada em 1991, pelo prefeito Jaime Lerner, foi a primeira rua deste modelo a funcionar no Brasil. Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido por Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares. A estrutura é formada por 32 arcos de material metálico tubular, brancos, revestidos por vidro, possui dois relógios, um em cada entrada, que contam as horas em 24 intervalos.
Todo o teto é feito com vidro, e a estrutura da galeria possuí a cor branca, o que deixa o ambiente muito iluminado e com uma sensação de espaço aberto.